Kiyoshi Harada*

 

Realizou-se nos dias 26, 27 e 28 de maio o primeiro Simpósio de Direito Público do IBEDAFT em parceria com a FADISP, que nos deu incondicional apoio técnico e logístico divulgando o evento pela mídia, recebendo as inscrições para o evento, bem como operando a plataforma ZOOM para a realização de dezesseis palestras a cargo de renomados professores e juristas brasileiros e estrangeiros.

Foram abordados relevantes temas de Direito Constitucional, de Direito Administrativo, de Direito Financeiro e de Direito Tributário por experientes profissionais com extraordinário poder de síntese, sem perda de conteúdo do em abordado, tornando as palestras fluentes e agradáveis. As palestras proferidas foram seguidos de ricos debates entre os componentes da Mesa de demais participantes, enriquecendo sobremaneira o conhecimento de participantes do Simpósio com discussões de natureza pragmática. Neste particular, esse Simpósio apresentou um diferencial em relação aos Encontros, Simpósios e Congressos tradicionais, onde, normalmente, o expositor toma praticamente todo o tempo dedicado ao tema.

Foram feitos verdadeiros interfaces com e entre o Direito Administrativo, Financeiro e Tributário mostrando claramente que nenhuma dessas disciplinas podem ser consideradas isoladamente senão para fins exclusivamente didáticos.

Na prática elas se inter-relacionam conferindo ao direito objetivo o sentido de unidade e harmonia.

Aproveito o ensejo para agradecer ao Coordenador Geral do evento, Prof. Francisco Pedro Jucá, a todos os palestrantes e à Diretoria da FADISP nas pessoas dos professores Thiago Matsushita e Lauro Ishikawa.

No momento oportuno iremos disponibilizar no site o vídeo desse memorável Simpósio que conseguiu reunir juristas e professores do Brasil, Portugal e Espanha.

* Presidente do IBEDAFT