Neste ano de 2022 foram homenageados os seguintes juristas:

Professor Dr. Adilson Abreu Dallari

Professor Dr. Eduardo Marcial Ferreira Jardim

Professor Dr. Léo da Silva Alves

Professor Dr. Robson Maia Lins

Ministro Sydney Sanches.

premios 

trofeus

 

No dia 25-11-2022, às 11 horas, foi realizada a cerimônia virtual de premiação de juristas de destaque do ano de 2022, uma realização do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário – IBEDAFT – em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP.

Atuou como Mestre de Cerimônias o Dr. Marcelo Kiyoshi Harada e a sessão foi presidida pelo Presidente do IBEDAFT, professor Kiyoshi Harada que procedeu a entrega dos diplomas e dos respectivos troféus.

Após a entrega dos diplomas cada um dos homenageados fez o uso da palavra para agradecer as homenagens recebidas e tecer breves comentários às passagens de sua vida profissional.

O que marcou profundamente a solenidade foram os rasgados elogios feitos por todos os homenageados ao eminente Ministro Sydney Sanches, que marcou passagem no Supremo Tribunal Federal que ele presidiu com extrema competência, inteligência, dedicação, humildade e, sobretudo, com muita discrição. Foi lembrada a histórica sessão de julgamento do impeachment do então Presidente Fernando Collor de Melo presidida pelo Ministro Sydney Sanches que aplicou, pela vez primeira, a vetusta Lei nº 1.079/50 editada na vigência da Constituição Federal de 1946, conjugando preceitos legais, constitucionais e regimentais da Casa Legislativa, com maestria e precisão admirável.

Foi uma homenagem dentro da sessão de homenagens ao Ministro Sydney Sanches, indiscutivelmente o Ministro mais lembrado por todos os juristas pátrios pelas suas qualidades incomuns e que deixou um passado de glórias no Pretório Excelso Nacional.

Ainda hoje, o Ministro Sydney Sanches, apesar da avançada idade, continua dando sua contribuição ao mundo do direito tendo presidido, até recentemente, com sabedoria impar o Conselho Superior de Estudos Jurídicos e Legislativos da FIESP, durante todo o longo mandato do Presidente Paulo Skaf.

Ao final o professor Francisco Pedro Jucá teceu breves considerações acerca do importante evento fazendo o tradicional brinde.

O Presidente do IBEDAFT retomou a palavra para fazer os agradecimentos a todos os participantes e parabenizá-los pelas homenagens a que fizeram jus, dando por encerrada a sessão solene.